Nome:
Pass:
Registo Recuperar
.
Todas as crónicas Ficha de jogador

Loukima por Raúl Paiva em 2011-09-07

Numa altura em que os jogadores estrangeiros estão na moda no nosso País, aproveito para falar sobre (mais) um estrangeiro a actuar entre nós, com a particularidade deste já cá estar desde 1997.

Loukima Tamoukini, que completa hoje trinta e seis anos - nasceu a 6 de Setembro de 1975 -, é um médio defensivo que chegou ao nosso País a meio da época 97/98, para representar o Penafiel. Rapidamente se impôs na equipa titular penafidelense, e representaria o clube duriense até ao final da época 01/02, altura em que mudou de ares, transferindo-se para o Maia. Na Maia, Loukima impôs-se com relativa facilidade na equipa titular, mas representaria o clube maiato apenas por uma época, saindo depois para o Feirense. Na Feira, o congolês - nasceu em Kinshasa -, jogou durante duas temporadas, e mais uma vez sempre como titular, algo que se manteve durante a sua passagem pelo Gondomar na temporada seguinte (05/06).

Após nove anos consecutivos a jogar como titular na Liga de Honra, Loukima transferiu-se para o FC Marco, na altura já na II Divisão B, onde também foi uma das peça-chave do onze de Paulo Antunes, até sair em Janeiro de 2007, rumo à Olhanense...da Liga de Honra. Em Olhão, Loukima jogaria durante época e meia, não sendo titular com tanta regularidade como nos clubes anteriores, mas sempre muito utilizado, quer como titular, quer como suplente utilizado. O projecto da Olhanense para 08/09 passou pela subida à principal Liga do nosso futebol, e nesse mesmo projecto não 'coube' Loukima, que se manteve pelo Algarve, mas rumaria ao Louletano, que acabara de descer à III Divisão. Como seria de esperar, Loukima foi presença assídua no onze da turma de Loulé, que acabaria por ascender à II Divisão B na mesma temporada.

O congolês voltaria a trocar de camisola, rumando ao Atlético de Reguengos para a temporada 09/10, clube onde se manteve justamente até ao dia de ontem. Utilizado com maior frequência a partir do banco, isto é, como suplente utilizado, Loukima fez o último jogo pelos alentejanos no passado fim-de-semana, na jornada inaugural da Zona Sul da II Divisão.

Ontem (05/09/2011), os responsáveis do clube anunciaram a saída do congolês, tal como Kéu, justificando re-ajustes no plantel alentejano. Veremos agora o que fará Loukima: se continua no nosso país e a jogar; ou se opta por encerrar um ciclo de quase quinze anos passados em Portugal.



Texto original em ConversasRedondas