ForaDeJogo.net - Académica 2005/2006


Nome:
Pass:
Registo Recuperar
.



Associação Académica de Coimbra
Nome: Académica
Associação: AF Coimbra
Cidade: Coimbra
Estádio: Municipal de Coimbra
Ano de fundação: 1876
Sede: Rua Infanta D.Maria, 23
3030-330 - Coimbra
Web: www.academica-oaf.pt
Plantel 2005/2006
<<   >>
Treinadores
T Nelo Vingada
Entradas
Filipe Teixeira (24)Paris SG   (I)
Hugo Alcântara (25)Vitória Setúbal (I)
Ezequias (24)Gil Vicente (I)
Pedro Silva (24)Internacional PA   (A)
N'Doye (27)Penafiel (I)
Fernando (24)Moreirense (I)
Rui Miguel (21)Pombal (II B)
Serjão (25)Portimonense (II)
Eduardo (26)Pombal (II B)
Fausto Lourenço (18)Académica (JUN)
Zada (28)Santa Cruz   (B)
Gelson (26)
Ito (18)Académica (JUN)
Liga B&W
Guarda-redes Defesas Médios Avançados
1Eduardo27Nuno Luís30Andrade7Luciano Fonseca
12Dani4Ezequias88Roberto Brum16Pedro Silva
24Pedro Roma6Lira11Dionattan20Fernando
  18Vítor Vinha19Paulo Adriano22Sarmento
  3Danilo28Nuno Piloto23Ito
  5Hugo Alcântara87Zada2Joeano
  13Zé Castro14Filipe Teixeira9Gelson
    78N'Doye10Marcel
      21Rui Miguel
      50Serjão
      77Fausto Lourenço
Sofrimento até à ultima, mais uma vezJorge Carneiro

O Académica começou mal a época com dois empates e 3 derrotas, até que alcançou duas vitorias consecutivas, uma delas em Alvalade (que provocou o despedimento de José Peseiro) e que a empurraram para uma série regular. Série essa onde os pontos amealhados se verificaram posteriormente valiosos para impedir a descida de divisão, especialmente após uma série negra entre a 27ª e a 34ª jornada (onde a indisciplina da equipa se fez sentir) em que desceu do 9º ao 14º lugar, e durante a qual ganhou apenas um jogo. Acabou por se salvar na última jornada graças ao empate, com o Maritimo.

Momento Decisivo:

Sem dúvida alguma, o jogo dramático da última jornada, em que por muito tempo esteve despromovida, tendo conseguido o empate precioso a apenas 10 minutos do fim e depois de ter estado a perder por 2-0.

Estrelas: Marcel, Joeano e Zé Castro

Não é fácil encontrar jogadores que se tenham destacado esta época na Académica, mas podemos nomear os dois pontas de lança de serviço. Primeiro Marcel cujo pecúlio de 9 golos lhe valeu a transferência para o Benfica onde não brilhou, e Joeano que soube esperar a sua oportunidade na sombra e que superou inclusive Marcel, tendo somado 12 golos, 2 deles decisivos frente ao Marítimo. Zé Castro confirmou as indicações da época passada, tendo o jovem conimbricense feito uma grande época como esteio da defesa da Académica, mostrando grandes indicações que o levaram a ser titular no Campeonato da Europa de sub-21 e à transferência para o Atlético de Madrid.

Revelações: Vitor Vinha

O jovem médio de 19 anos conseguiu merecer a confiança de Nelo Vingada na recta final da temporada, tendo entrado na 23ªjornada contra o Sporting e daí nunca mais saido até ao fim do ano.

Decepções: Andrade e Luciano

Andrade não conseguiu mostrar na Académica as qualidades que levaram o Benfica o contratá-lo e apenas fez 5 jogos, tendo sido expulso no desafio contra a Naval. Luciano, não correspondeu ás expectativas criadas à sua volta, tendo jogado a um nivel inferior ao desejado por Nelo Vingada que o colocou fora dos titulares praticamente a 2ªvolta inteira.

Treinador: Nelo Vingada

Não conseguiu repetir o ano passado, tendo a Académica realizado uma época sofrível com um plantel cujo investimento justificava mais e onde não conseguiu combater o sub-rendimento de algumas unidades fulcrais tendo assim que recorrrer a alguns jogadores mais inexperientes. Não seguirá para o proximo ano.


Quem somos1 Contactos Agradecimentos Detectou um erro ou tem uma sugestão?
ForaDeJogo.net 2010