ForaDeJogo.net - Belenenses 2005/2006


Nome:
Pass:
Registo Recuperar
.



Clube de Futebol "Os Belenenses"
Nome: Belenenses
Associação: AF Lisboa
Cidade: Lisboa
Estádio: Restelo
Ano de fundação: 1919
Sede: Avenida Do Restelo
1400-015 - Lisboa
Web: www.osbelenenses.com
Plantel 2005/2006
<<   >>
Treinadores
T José Couceiro
Carlos Carvalhal
Staff
José Lima(ADJ), Rifa(ADJ)
Entradas
Meyong (24)Vitória Setúbal (I)
Rui Jorge (32)Sporting (I)
Silas (28)Marítimo (I)
Gaspar (30)Ajaccio   (I)
Pinheiro (28)Estoril Praia (I)
Sandro Gaúcho (31)Beira-Mar (I)
Romeu (30)Vitória Guimarães (I)
Djurdjevic (28)Vitória Guimarães (I)
Vasco Faísca (24)Académica (I)
Fábio Januário (25)Gil Vicente (I)
Ahamada (24)Beira-Mar (I)
Dady (23)Estoril Praia (II)
Mano (18)Belenenses (JUN)
Ceará (27)Criciuma   (B)
Marco Pinto (17)Belenenses (JUN)
Ricardo Araújo (22)Goiânia  
Liga B&W
Guarda-redes Defesas Médios Avançados
1Marco Aurélio2Amaral4Rui Ferreira7Ahamada
22Pedro Alves16Sousa6Sandro Gaúcho8Paulo Sérgio
24Marco Pinto3Vasco Faísca5Rúben Amorim25Djurdjevic
  23Rui Jorge18Pinheiro9Romeu
  13Rolando10Silas21Meyong
  17Gaspar11Zé Pedro28Ceará
  26Pelé14Mano30Dady
  27Ricardo Araújo20Fábio Januário  
Quem tudo quer, tudo perde (ou quase!)Jorge Carneiro

Após uma boa época de 2004/05 em que ficou próximo dos lugares europeus, o Belenenses partiu para esta época com o objectivo de chegar à Taça UEFA. Objectivo ambicioso, ainda que possível dada a qualidade da equipa comandada por Carlos Carvalhal. Um bom início (era 4º à 4ª Jornada com 9 pontos) parecia lançar o Belenenses rumo à meta estabelecida, no entanto 4 derrotas consecutivas para o campeonato, seguidas da eliminação da Taça pelo Aves levaram à troca de treinador.

Chegou José Couceiro, as exibições não melhoraram e os resultados da equipa pioraram bastante; a equipa foi ficando cada vez mais próxima dos lugares perigosos. Apenas por uma vez esteve abaixo da linha de água... mas foi após a última jornada. Aos azuis do Restelo valeu que, após a despromoção no campo, a salvação veio na secretaria devido ao polémico caso Mateus.

Estrelas: Meyong e Zé Pedro

Quando o melhor marcador do campeonato joga numa equipa que acaba por descer de divisão, é óbvio que isso o torna na sua principal figura. Campeão olímpico em Sidney'2000, este jovem camaronês apontou 17 golos em 26 jogos, e só a (merecida) presença na Taça das Nações Africanas o impediu de marcar ainda mais. No entanto nem todos estes golos foram suficientes para manter a equipa na Primeira, tão fraco o registo defensivo de Belém.

Zé Pedro é considerado um dos melhores "passadores" de bola do campeonato português, e dos seus pés saíram muitos dos golos de Meyong. Somando a isto uma razoável colaboração no esforço defensivo da equipa, foi um dos jogadores mais importantes do Belenenses.

Revelação: Rúben Amorim

Não sendo própriamente um desconhecido do futebol português este jovem atleta da Cruz de Cristo só este ano se mostrou capaz de assumir com regularidade um lugar no onze, o que lhe permitiu atingir a Selecção sub-21. Tem a seu favor o facto de poder jogar em qualquer das posições do meio-campo.

Decepção: Vasco Faísca

Outrora uma das faces mais destacadas da formação do Sporting, Vasco Faísca emigrou para Itália onde evoluiu e se destacou como defesa-central. Regressou a Portugal na época anterior para defender as cores da Académica e substituir o conceitoado Tonel, mas foram as suas exibições a fechar a lateral-esquerda que o tornaram um dos jogadores mais cobiçados do defeso. O Belenenses ganhou o seu concurso, mas sem qualquer retorno: exibições paupérrimas enquanto lateral-esquerdo terão afectado a sua confiança, que por sua vez poderá ter minado as suas poucas oportunidades no eixo defensivo onde sempre se mostrou intranquilo e estranhamente permeável. Tão fraco foi o nível demonstrado que lançou uma dúvida sobre todo o bom trabalho desenvolvido anteriormente...


Quem somos1 Contactos Agradecimentos Detectou um erro ou tem uma sugestão?
ForaDeJogo.net 2010